top of page
  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

Tudo que você precisa saber sobre o gov.br

Nos últimos meses, um dos assuntos mais comentados entre nós, contabilidade e  você empreendedor, é sobre a conta do gov.br! 


Dessa forma, para melhor esclarecer sobre este assunto, desenvolvemos um conteúdo onde explicamos quais as funcionalidades, possibilidades e facilidades que esta conta pode oferecer a você,  empreendedor. 


O que é a conta do gov.br?


O ponto primordial é entender o que seria esta conta do governo e quais as atribuições elencadas a ela. 


O Gov.br, é uma conta criada e disponibilizada pelo governo federal, que permite à pessoa física, portadora de um CPF, autenticar-se e acessar diversos aplicativos e serviços no formato digital, através de uma senha, que você mesmo cria. Ou seja, a conta criada é intransferível e garante segurança aos seus acessos! 


Com ela, você tem a possibilidade de acessar aplicativos de forma digital como Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito, INSS, IRPF, entre outros e também a assinatura de arquivos digitais. 


O que são os níveis da conta gov.br?


A conta do gov.br, possui algumas restrições quanto a segurança e acesso, que são separados e representados através de níveis. Os três níveis de acesso possíveis são: o bronze, o prata e o ouro. 


O nível de segurança bronze, seria o nível mais baixo que sua conta poderá ter. Ou seja, através dela, você possui restrições de acesso a alguns aplicativos disponibilizados. 


Já os níveis de conta prata e ouro, são níveis de segurança mais elevados, ou seja, através deles é possível acessar os aplicativos digitais da Receita Federal. Esses níveis garantem segurança e autenticação, devido ao reconhecimento facial e comprovações de dados, que permitem identificar que você é você. 


Quais as facilidades que a conta gov.br permite para você e para a sua contabilidade?


A conta do gov.br, como mencionada anteriormente, está vinculada ao seu CPF, ou seja, trata-se diretamente da sua pessoa física. No entanto, através dela, podemos facilitar as assinaturas no seu processo tanto da sua pessoa física, como da sua pessoa jurídica.


Atualmente, algumas Juntas Comerciais, permitem as assinaturas dos seus processos por meio da sua conta do gov.br, sejam eles, processos de constituição, alteração, baixa e até mesmo atas, o que por sua vez substitui o seu certificado digital (e-CPF).


O que é válido ressaltar nestas condições, é que ao optar pela conta do gov.br, você sócio e responsável legal pela empresa, obrigatoriamente precisa ter sua conta do gov.br nos níveis prata ou ouro. Além disso, o processo trata-se da sua empresa, no entanto, a assinatura está vinculada, obrigatoriamente, à sua pessoa física. 


Dessa forma, com as assinaturas neste formato, você, empreendedor, não está mais obrigado a renovar seu certificado de pessoa física, porém, acessos e sistemas, quando tratarem, especificamente, da pessoa jurídica, quando por meio do certificado digital (e-CNPJ), permanecem sendo necessários. 


Outra facilidade seriam assinaturas de documentos nos formatos digitais.  O gov.br possui uma funcionalidade própria de assinaturas, ou seja, qualquer documento, desde que no formato digital, pode ser assinado por meio da sua conta. 


Com sua conta gov.br, você pode acessar e consultar qualquer pendência, relacionada a você pessoa física e também pessoa jurídica, desde que, consta como responsável legal da mesma, através do portal e-CAC, permitindo realizar consultas, defesas e acompanhamento de ambos. 


Em caso de dúvidas para o seu acesso, assinaturas e demais processos, entre em contato conosco, que podemos lhe auxiliar!


Atendemos de segunda à sexta-feira, das 08 horas às 12 horas e das 13 horas até 17h30min ou você pode nos contatar, através do número (47) 3337-3340 💙🧡


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page