top of page
  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

Quais os principais tipos de impostos pagos pelas empresas?

Para as empresas começarem com suas atividades e emitir as notas fiscais é importante entender quais são os principais impostos pagos e consequentemente manter regularidade fiscal.

Entre os principais tributos cobrados atualmente estão o IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, ISS IPI e CPP.


Lendo isso você pensa, mas esse conteúdo era para facilitar?

E sim, vamos ajudar você a entender sobre cada sigla!


Para isso separamos cada sigla por post, assim se você esquecer alguma delas pode salvar esse carrossel e voltar para consultar quando quiser!


Agora vamos lá?

Arraste para o valor e vem entender melhor sobre impostos com a gente!


1. Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Esta sigla se trata do imposto sobre o rendimento das empresas, recolhido pela Receita Federal e cobrado para todas as pessoas jurídicas. O mesmo é mensurado conforme o regime tributário da organização.


2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

Representa uma contribuição social e acompanha o sistema tributário estabelecido para o recolhimento do IRPJ.A taxa é de 9% para as empresas, com exceção das instituições financeiras, de seguro privado e de capitalização.


3. Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP)

É uma contribuição federal de caráter social, que tem o objetivo de arrecadar a verba necessária para o pagamento do abono, seguro-desemprego e participação na receita dos órgãos e entidades.


4. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

É uma contribuição federal que incide sobre o que a organização fatura, com o objetivo de financiar a seguridade social. As pequenas e microempresas que escolhem pelo regime do Simples Nacional estão isentas da obrigação de pagamento dessa contribuição.


5. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)

O ICMS é um imposto de competência dos Estados e que incidirá sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e algumas prestações de serviços. Sabendo disso, as empresas que realizam transações comerciais e que têm uma operação de circulação de mercadorias, bem como exercem atividades de transporte, estarão submetidas ao ICMS.


6. Imposto Sobre Serviços (ISS)

O ISS é um tributo municipal e que incide sobre a prestação de serviços. Assim, as empresas que prestam serviços de qualquer natureza devem realizar essa contribuição.


Conta pra gente, esse conteúdo ajudou você a entender melhor sobre os impostos que paga?

Se tiver alguma dúvida pode entrar em contato conosco através do (47) 3337-3340.



10 visualizações0 comentário
bottom of page