Os erros mais comuns na hora de precificar seu produto
Atualizado: 13 de set. de 2022
Nosso objetivo é caminhar lado a lado com nossos clientes, parceiros e fornecedores e para isso desenvolvemos uma pesquisa, então nós entendemos que uma das principais dificuldades entre os empreendedores é não saber precificar seu produto e/ou serviço de maneira correta. Então hoje vamos trazer algumas dicas de como melhorar e entender o valor do seu produto e/ou serviço. Acompanha com a gente e arraste para o lado! E não esqueça de salvar esse conteúdo, assim sempre que precisar consultar você tem em mãos.
Não levar em conta todos os custos
Quando o seu negócio define o preço de um produto ou serviço, ele precisa levar em conta todos os seus custos, sejam eles fixos ou variáveis. Este erro é especialmente comum na precificação de serviço, quando o gestor esquece de calcular que o custo de uma produção não é apenas o que se gasta com aquele cliente em específico. É necessário levar em conta, além dos gastos na produção do produto ou serviço, os gastos fixos com aluguel, pessoal, licenças de software, contas fixas, etc.
Cobrar muito caro
É fundamental que você faça uma pesquisa de mercado, analisando e comparando os preços você pode descobrir quanto sua empresa poderá cobrar. É extremamente importante ouvir seu cliente, e ao definir o seu preço faça uma pesquisa para saber se estes valores são viáveis para seus clientes. Lembre-se: um valor muito alto pode espantar um potencial cliente, mesmo que a sua empresa ofereça grandes diferenciais em relação aos concorrentes.
Cobrar muito barato
É importante você ter esses estudos até para saber o valor adequado para não desvalorizar o seu produto/serviço. A pesquisa de mercado e seus clientes ajudará a entender o quanto estão dispostos a pagar pelo produto e/ou serviço que está oferecendo. Caso contrário, você pode estar reduzindo a margem de lucro da sua empresa desnecessariamente, cobrando um valor baixo.
Descontos sem critérios
A estratégia de dar descontos pode ser positiva e uma ótima ferramenta para atrair novos clientes. Porém, ela também pode ser perigosa em alguns casos, porque pode fazer com que o cliente apenas compre quando obtiver descontos, o que reduzirá a percepção dele em relação ao seu preço fixo.
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