Buscar
  • Yasmin Rezende Dias

O que é Fluxo de Caixa?

Você sabe o que é um fluxo de caixa? Nesta publicação vamos explicar para você tudo sobre esta ferramenta que tende a mudar muitos cenários econômicos de uma empresa. O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia e mantém suas finanças organizadas, tem como principal objetivo fazer com que a empresa tenha capital de giro. Assim, ela estará preparada para qualquer imprevisto que possa surgir no cotidiano. O segredo é ter organização na hora de registrar o processo, pois assim não tem probabilidade de erros durante os cálculos. Afinal, a ferramenta tende a ajudar seu negócio. Vamos trazer um exemplo à prática? Levamos em consideração que você tenha uma loja que venda roupas. Todas as datas comemorativas você tem um maior volume de vendas, mas quando chega aquele mês que não tem feriados nem datas especiais você acaba ficando sem muito movimento no caixa. Se você utilizar o fluxo de caixa, vai saber quais são os meses de maior e menor movimento. Assim pode se preparar e guardar o dinheiro do mês que mais vendeu para não passar o mês seguinte tão ruim. É extremamente necessário que você saiba ter controle sobre alguns valores. Saber quais as datas de recebimento e pagamento é fundamental para evitar alguns riscos no seu negócio.

Resumimos em tópicos, para o que o fluxo de caixa serve para:

  • Tem uma previsão de quando poderá sobrar ou faltar dinheiro;

  • Sabe quando faltará e precisará de reservas;

  • Analisa quando é possível aumentar ou baixar o preço do produto ou serviço;

  • Verifica se a empresa consegue pagar os recursos atuais.

Agora que você já entendeu como o fluxo de caixa pode ajudar o seu negócio, vamos te falar qual a importância dele dentro de uma empresa.

Para você prosperar com seus clientes é necessário conhecer algumas coisas, como as contas da empresa. Esse é o primeiro passo para um fluxo de caixa com maior excelência. A maior vantagem de adquirir um fluxo de caixa é saber qual a real situação da empresa. Quanto mais você anotar entradas e saídas, mais real vai ser o diagnóstico da sua situação financeira.

Vamos trazer outro exemplo para você… Vamos levar em consideração que o fluxo de caixa é como um exame de raio-x, no qual você pode fazer um acompanhamento mensal se está lucrando e quanto está custando por mês. Com este exame em mãos você pode diagnosticar qualquer problema com antecedência o que acaba evitando uma falência precoce.

Vale lembrar que é um conhecimento necessário para você como empreendedor e para seu negócio como empresa. Não existe negócio de sucesso se você não cuidar da parte financeira dele.


Esperamos ter ajudado você a entender o que é um fluxo de caixa e seus benefícios a uma empresa e ao seu empreendedor.


Se você quiser saber mais sobre o assunto, estamos a disposição em todos nossos canais de atendimento. Nosso whatsapp é (47) 9969-1992.





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo