Buscar
  • Yasmin Rezende Dias

O que é Capital Social?

O que é capital social de uma empresa? O capital social é o valor investido por cada um dos sócios para começar um negócio, seja em bens financeiros, bens materiais ou bens imateriais. Para entender esse conceito de forma mais completa é necessário olhar para três perspectivas diferentes: financeira, social e de limitação de responsabilidade. Capital social do ponto de vista financeiro Quando uma ou mais pessoas decidem começar uma empresa, o valor indicado como capital social é aquele que vai ser utilizado para manter o negócio funcionando enquanto ele ainda não gera lucro. Esse valor pode ser em:

  • Bens financeiros, como dinheiro;

  • Bens materiais, como carros, imóveis, matérias-primas;

  • Bens imateriais, como marca, patentes. E esse capital não é estático. Sempre que um sócio retira um valor da companhia (redução do capital social) ou aumenta a quantia investida na empresa, o capital social também deve ser alterado no contrato social.


Capital social do ponto de vista social

A partir do valor investido por cada empreendedor são definidas algumas regras, quanto ao poder de ação de cada sócio, a participação nos resultados da empresa e o limite de responsabilidade.


Capital social do ponto de vista de limitação de responsabilidade

A quantia que cada pessoa investe no negócio também define o limite de responsabilidade de cada uma, caso a empresa contraia dívidas. Quanto maior a participação, maior a responsabilidade.


Exemplo prático: Se uma pessoa é responsável por 60% do capital social de uma empresa, ela vai responder por 60% dos débitos com credores.


Nosso objetivo é trazer ainda mais clareza para a sua rotina como empreendedor.

Se você ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato no (47) 3337-3340.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo