top of page
  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

Empresas devem liberar colaborador para os jogos da Copa?

Atualizado: 20 de ago. de 2021

A Copa Mundial de Futebol, é um evento esportivo realizado a cada quatro anos, que reúne várias seleções para a disputa.


Por se tratar de uma disputa mundial o evento é transmitido por inúmeras redes televisivas e acaba por influenciar as atividades profissionais nas empresas.


Empresa deve liberar o colaborador?

A resposta é não, não existe nenhuma obrigação de a empresa ter que liberar seu colaborador para assistir aos jogos.


Fica a critério da empresa disponibilizar ou não tempo e/ou um espaço para que seus colaboradores possam assistir os jogos.


Como pode ser feito

Caso a empresa decida por liberar um tempo para assistir os jogos, isso poderá ser feito por regulamento interno.


A liberação para ver os jogos também pode acontecer através de convenção coletiva, ou por mera liberdade da empresa, sem fazer nenhum desconto de horas do funcionário que decidir ver o jogo.


No entanto se a empresa decidir pela não liberação para ver os jogos, poderá descontar em folha de pagamento o total de horas que o colaborador se ausentou de suas funções, por tratar-se de uma falta não justificada.


Havendo acordo de banco de horas já estipulado pela empresa, esta poderá se utilizar deste meio para liberar os empregados de suas atividades em determinados dias, lançando as horas de folga no banco de horas, as quais poderão ser compensadas ao longo do período do acordo.


Por exemplo, a empresa pode disponibilizar estrutura para quem quiser assistir os jogos, e abonar 2h horas de trabalho de seus colaboradores durante os jogos da Seleção Brasileira. A mesma pode também disponibilizar a estrutura e descontar o tempo de ausência das funções do colaboradores que decidirem por ver o jogo, ou fazer a compensação desse tempo através de banco de horas.


Jogos do Brasil na copa

Na primeira etapa os jogos da Seleção Brasileira estão programados para os seguintes dias.

  1. Brasil x Suíça: 17/06 às 15:00 (domingo)

  2. Brasil x Costa Rica: 22/06 às 09:00 (sexta-feira)

  3. Brasil x Servia: 27/06 às 15:00 (quarta-feira)

Vale relembrar que fica a critério de cada empresa liberar ou não seus colaboradores para ver os jogos.




4 visualizações0 comentário
bottom of page