Buscar
  • Yasmin Rezende Dias

Como organizar o setor financeiro de forma eficiente?

Mesmo se tratando de pequenas e médias empresas é importante manter o controle do setor financeiro. Qualquer descuido na organização e gestão pode acarretar problemas sérios para o seu negócio.

As empresas que mais sofrem com a gestão financeira são as menores, dado que cerca de 80% falem logo no primeiro ano. Afinal, por não terem muitos recursos, é o próprio gestor ou algum sócio que faz esse trabalho, tomando tempo precioso de algumas demandas. Vamos te mostrar algumas dicas para ter uma melhor gestão financeira do seu negócio.

A disciplina é a chave

Dentre todas as qualidades de um gestor financeiro, com certeza a disciplina é uma das mais importantes.

Exemplo prático: Na questão de recebimentos, qualquer atraso acarreta déficit financeiro nas empresas. Da mesma forma, errar a data de pagamento de contas causa multas e juros.

Manter um registro completo e organizado das transações da empresa também faz parte da rotina de trabalho. Afinal, essa informação, quando bem estruturada, ajuda na hora da tomada de decisão dentro da organização.

Não misture dinheiro empresarial com o pessoal

Empresários experientes sabem muito bem dessa regra: jamais misture dinheiro empresarial com o pessoal.

Levantamos esse ponto por um motivo bastante preocupante: essa mistura de dinheiro é mais comum do que se imagina. As empresas de pequeno e médio porte são as que mais praticam essa ação.

Gerir os recursos dessa forma acarreta perda de controle do setor financeiro. Podemos dizer que esse é um dos motivos da falência de milhares de empresas.

Cuide dos prazos de suas contas

Os juros são um dos pontos mais perigosos dentro do setor financeiro. Uma maneira para evitar problemas com juros é ter um excelente controle de suas contas a pagar. Sempre as organize de acordo com o prazo, mantendo um lembrete de pagamentos próximo a você.

Qualquer quantia que saia da sua empresa em forma de juros, por menor que seja, poderia ser aplicada em algo benéfico para o negócio.

Agora que explicamos um pouco mais sobre organização financeira, queremos incentivar você a utilizar estas dicas e mandar um feedback para nós como foi cuidar da sua gestão financeira.

Qualquer dúvida você pode entrar em contato com nós pelo (47) 3337-3340.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo