top of page
  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

CBO - Classificação Brasileira de Ocupações

E essa tal de CBO, você sabe o que significa? Caso não, então continue a leitura, pois neste conteúdo vamos te mostrar todos os aspectos importantes para a utilização desta classificação. No momento de contratação de um novo colaborador, o empregador deve preencher algumas informações cadastrais. Uma dessas informações é a Classificação Brasileira de Ocupações, mais conhecida como CBO, que foi criada pelo Ministério do Trabalho para identificar quais as ocupações que existem no mercado de trabalho. Mas afinal qual é o significado do CBO? Através da CBO, é possível identificar e elencar as ocupações profissionais do mercado profissional brasileiro. É importante ressaltar que a CBO não tem poder de regular nenhum tipo de profissão, mas sim de relacionar todas as ocupações existentes.

Devido às grandes mudanças que ocorrem no cotidiano e à dinâmica do mercado, essa listagem é atualizada com frequência pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Para que serve essa classificação? Em toda admissão, o empregador deverá atribuir um código CBO às atividades profissionais do novo colaborador, identificando essas informações na carteira de trabalho. Com essa informação, o governo poderá atribuir benefícios previdenciários e sociais, sendo que o código da CBO é de suma importância e é utilizado por diversos órgãos reguladores, como:

  1. Seguro-desemprego;

  2. Previdência Social – CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais;

  3. Receita Federal;

  4. Fiscalização do trabalho;

  5. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED;

  6. Relação Anual de Informações Sociais – RAIS;

  7. IBGE – Pesquisas;

  8. PNAD – Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios;

  9. PME – Pesquisa Mensal de Emprego.

As ocupações elencadas pela CBO nutrem todas essas bases de dados, assim, dando suporte para a implementação de políticas públicas e trazendo dados reais para tomadas de ações mais assertivas nas demandas da população. Em caso de dúvida estamos à disposição para ajudar no que for necessário e você pode entrar em contato através do Whatsapp, clicando aqui!


41 visualizações0 comentário
bottom of page