Leonardo Woelfer
Qual a diferença entre BPO Financeiro, Assessoria e Consultoria?
Alguns conceitos se misturam quando falamos de auxílio na gestão de empresas, mas é importante saber diferenciar e saber o papel de cada um desses serviços para, assim, entender como cada um impacta o seu negócio.
BPO financeiro: Impacta na terceirização do modelo de negócio e, ainda, influencia tanto na estrutura financeira quanto na física e na cultura da empresa. A cultura tende a mudar quando o BPO é feito e, normalmente, a empresa se torna mais disciplinada.
Dentre os benefícios do BPO estão: – Otimização do tempo: Terceirizando as atividades os outros colaboradores têm mais tempo para se focar em outras atividades sem serem sobrecarregados.
– Diminuição de gastos com CLT: Na terceirização todos os encargos trabalhistas são de responsabilidade da empresa parceira.
– Redução de custos: Além dos gastos com CLT, o s gastos com contratações, treinamentos, maquinários, entre outros, também é diminuído significativamente.
Assessoria: A assessoria tem como objetivo prestar uma assistência em uma determinada área. Esse trabalho pode ser feito por um profissional ou por uma equipe. Quando se trata da administração de empresas, a assessoria auxilia o empresário a otimizar as atividades, seja na elaboração de projetos ou execução de serviços.
Podemos dizer então que a assessoria financeira tem os seguintes benefícios principais:
– Solução de problemas: Auxilia na detecção de problemas nas diferentes áreas organizacionais e aponta as soluções.
– Transmissão de conhecimentos: Após o fim da parceria, os ensinamentos técnicos do assessor ainda podem continuar perpetuando regendo o dia a dia da empresa.
Consultoria: A consultoria está mais atrelada ao aconselhamento na solução de problemas ou decisões a serem tomadas. Nesse sentido, o consultor é como se fosse a bússola da empresa, que dá um ponto de localização ao empresário, mas cabe a ele indicar o caminho que vai seguir.
A consultoria financeira tem como principais benefícios:
– Revisão de objetivos e metas: Os conselheiros podem, a partir de análise aprofundada, revisar suas estratégias e plano de negócios e, se precisar, mudá-los;
– Transmissão de conhecimento: Ao longo do trabalho de consultoria o especialista também irá passar para o gestor parte de seus conhecimentos para que após concluída a consultoria a empresa consiga manter o que foi aprendido.
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