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  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

5 DICAS PARA ADMINISTRAR O FINANCEIRO DA SUA EMPRESA

A administração financeira deve ter um papel prioritário nas empresas. Isso porque sua boa execução pode significar o sucesso do negócio, assim como, caso contrário, pode causar sua decadência.

Nessa perspectiva, no estudo “Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil”, o SEBRAE procurou entender o porquê as empresas fecharam as portas no país.

A pesquisa evidenciou que cerca de 50% das empresas acabam nos primeiros 4 anos de funcionamento. E, entre os principais problemas, está a má gestão financeira ou, até mesmo, sua ausência.

Sendo assim, resolvemos ajudar a sua empresa! Neste texto, você irá entender o que é, como funciona e qual a importância da gestão financeira para a sua empresa.

Além disso, conhecerá algumas dificuldades que podem surgir ao implementar essa gestão, mas que serão resolvidas com as dicas que preparamos para você!

Imagem sugerida (sem direitos autorais): https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-negocio-empresa-computador-5882683/ Título da imagem (SEO): Administrar o financeiro

Por que uma boa gestão financeira é tão importante?

A administração financeira permite, principalmente, acompanhar os rendimentos e as despesas da sua empresa. Para que você possa ter com clareza os resultados do seu negócio, bem como saber o que deve ser melhorado.


Dessa forma, um setor financeiro bem organizado é fundamental para sua estratégia de negócio. Tanto para evitar passar por dificuldades financeiras, quanto para fazer a sua empresa ser bem sucedida.


Para isso, a gestão financeira evidencia todos os gastos que poderiam ser cortados ou reduzidos. Como evitar o pagamento de impostos desnecessários.


Além disso, também mostra os caminhos para a empresa crescer no mercado. Ou seja, mostra os resultados, os problemas e os pontos que devem ser corrigidos.


Por exemplo, todos os gastos estão de acordo com o que é planejado para a empresa, mas, ainda assim, tem meses que ela mal consegue fechar com saldo positivo. Nesse caso, o departamento financeiro poderia identificar qual é o problema.


Se fosse nas vendas, por exemplo, as estratégias do seu negócio passariam a focar em como ganhar clientes e aumentar as vendas.


Ou, ao contrário, o setor financeiro poderia identificar que suas vendas possuem alto volume, mas que os gastos não cortados estão prejudicando o crescimento de seu lucro.


Na pesquisa que mencionamos do SEBRAE, dentre os cinco problemas mais relatados pelos empresários, que levaram ao fechamento de empresas, quatro poderiam ser resolvidos com uma boa gestão. São eles:

  • Falta de capital de giro;

  • Carga tributária elevada;

  • Problemas financeiros;

  • Maus pagadores.

Pois é, ficar sem uma administração financeira boa não é uma opção. Então, nós iremos mostrar as melhores dicas para aplicá-la ou melhorá-la na sua empresa. Mas antes, é preciso saber algumas dificuldades que levam as empresas a negligenciar essa gestão.

Dificuldades de administrar o financeiro da sua empresa

Burocracias e Legislação tributária

Para fazer a gestão eficiente do financeiro de uma empresa é necessário ter conhecimento da legislação tributária. Como sabemos, são muitos conceitos, burocracias e processos dentro do mundo contábil.

Algum erro, por exemplo, pode acarretar em multas e outras penalidades.


Análise dos resultados

Outra dificuldade encontrada pelas empresas é fazer toda a análise de resultado. E ela é fundamental porque é o que irá mostrar, por exemplo:

  • No que e com quais recursos se deve investir;

  • A necessidade ou não de aporte financeiro;

  • Se é preciso aumentar as vendas, cortar gastos, entre outros.

Acontece que esses resultados não são tão simples de coletar ou compreender. Por isso, a maioria das empresas precisam de ajuda especializada em planejamento e organização financeira.

Então, aqui vão algumas dicas!

Agora você já sabe a importância da administração financeira e algumas dificuldades que as empresas encontram ao tentar fazê-la. Dessa maneira, iremos mostrar 5 dicas para administrar o financeiro da sua empresa!

  1. Finanças pessoais não se misturam com as finanças empresariais

Não se pode misturar as finanças pessoais com as empresariais!

Isso parece básico, não é mesmo? E é, porém, mesmo sabendo disso, muitos empresários ainda tomam iniciativas contrárias. Como retirar dinheiro do caixa da empresa para algo pessoal.

E isso não é uma exclusividade das pequenas e médias empresas. Muitos negócios de sucesso acabam comprometendo a saúde financeira da empresa por não prestar atenção nessa dica administrativa.

Além de desorganizar o setor financeiro da empresa, misturar as finanças pessoais também prejudica os resultados que deverão ser analisados.

Portanto, o dono da empresa deve estipular um salário/pró-labore de valor fixo. Enquanto o lucro da empresa deve ser guardado, investido e administrado separadamente!

2. Planejamento financeiro

O planejamento financeiro nada mais é do que a organização das finanças empresariais. Ele serve para criar uma estratégia de proteção das necessidades da empresa, previstas a curto, médio e longo prazo. Ele é tão importante que deveria ser um dos primeiros passos na busca para concretizar a ideia do seu negócio. Que começa na realização do plano de negócio.


No entanto, muitas empresas nem sequer tem um planejamento financeiro qualificado. Por isso, muitas acabam passando por muitas dificuldades financeiras.


Mas, nunca é tarde para fazê-lo. Então, se você ainda não tem, comece agora. Se já tem, continue no texto para saber como melhorá-lo!

Metodologia de planejamento financeiro

Existem alguns métodos para criar o planejamento financeiro da sua empresa. Escolhemos a metodologia do Ciclo PDCA, composto por quatro etapas.

  • 1ª etapa: propor metas e organizar ações. Como você já deve imaginar, nessa etapa você irá listar as metas que sua empresa precisa atingir. Por exemplo: pagar as contas em dia, terminar o ano com lucro maior que o ano passado, entre outros.

Posteriormente, você precisa definir as ações para atingir essas metas. Sejam elas, criar/aprimorar o fluxo de caixa, investir em tecnologia ou diminuir gastos com impostos.

  • 2ª etapa: colocar sua estratégia em prática. Essa etapa começa pelo treinamento e qualificação da sua equipe. Qualquer setor de uma empresa precisa de funcionários, portanto, treiná-los para fazer seus serviços de forma eficiente é primordial para suas estratégias terem sucesso.

  • 3ª etapa: nessa etapa, após a aplicação das estratégias, é o momento de observar se elas resultaram o que era esperado. Se as ações não tiverem sucesso, o gestor financeiro e sua equipe devem pensar em novas estratégias.

  • 4ª etapa: aplicar as modificações. Essa etapa é a responsável por aperfeiçoar as estratégias da sua empresa e gerar resultados melhores para seu crescimento no mercado.

3. Controle sobre o estoque

Não basta somente fazer um planejamento financeiro. É preciso ter controle sobre ele e sobre o estoque de produtos ou materiais da sua empresa.


O controle de estoque é a monitoria e revisão dos materiais de uma empresa. Esse monitoramento visa o bom funcionamento de todos os processos do empreendimento.


Com ele, você tem a possibilidade de evitar o acúmulo de itens que não tem grande saída, assim como se prevenir de perder vendas pela falta de outros. Esse controle é fundamental para cortar gastos desnecessários. Ou também, aumentar o lucro, vendendo cada vez mais o que possui mais saída.


No mais, uma boa gestão de estoque pode prever necessidades de compras, evitar a perda de materiais por causa de validade e, o melhor, oportunizar acordos financeiros vantajosos com os fornecedores.


4. Tecnologia para a gestão

Estamos na era digital, a tecnologia está em todas as áreas da sua empresa hoje, inclusive, no setor financeiro.


Existem vários softwares que ajudam no gerenciamento das finanças, o que facilita muito o trabalho. Principalmente por fazer a interação entre o financeiro e outros setores da empresa.


Esses softwares são conhecidos como ferramentas de gestão. E facilitam a criação de relatórios financeiros, gráficos e o controle de praticamente todas as operações. Planilhas financeiras, contas a pagar e a receber e várias outras.


Dessa forma, é muito mais fácil ter acesso aos resultados, analisá-los e tomar decisões para o sucesso do seu negócio.


Porém, devemos frisar que a eficiência das ferramentas de gestão dependem dos registros das informações. Eles precisam ser certeiros, caso contrário, podem ocorrer decisões erradas.


5. BPO Financeiro

O BPO, Business Process Outsourcing, é a terceirização de um setor ou processo de uma empresa. Nesse caso, da gestão financeira.


Terceirizar o gerenciamento do financeiro da sua empresa pode ter inúmeros benefícios!


Como mencionamos, há uma série de dificuldades em administrar o financeiro de uma empresa. E elas podem demandar muito tempo, gastos e mão de obra, portanto, contratar uma empresa para essa administração pode ser uma ótima solução.


Por isso, confira alguns motivos para você terceirizar a sua:

Diminuição de gastos

A contratação desse serviço faz com que você possa economizar. Isso porque sua empresa não precisará mais de uma equipe no setor financeiro. Ou seja, o gasto com salários, benefícios e encargos trabalhistas irão diminuir bastante.


Além disso, também irá diminuir os custos com estrutura. Móveis, computadores e outros recursos materiais para funcionários.


Portanto, os serviços de uma empresa de gestão financeira acabam se tornando mais em conta!

Otimização do tempo

Conforme as responsabilidades financeiras são atribuídas à empresa terceirizada, o tempo é otimizado e você pode concentrar seus serviços em outras funções.


O fato é que o empresário e seus funcionários não precisam ficar tão preocupados com a administração financeira, podendo focar em melhorar as suas áreas de atuação.


Devemos lembrar que ao se preocupar tanto com a administração, áreas importantes podem ser negligenciadas. Como a comunicação, o marketing ou a gestão de pessoas. Também são fundamentais para o crescimento da sua empresa.

Resultados melhores

Os serviços de uma empresa terceirizada em gestão financeira assegura a especialidade dos profissionais que irão lidar com suas finanças.


Sendo assim, as chances de erros são menores. Aliás, a eficiência costuma ser muito maior, assim como os bons resultados.


Mas não para por aí, o empreendedor consegue facilmente ter acesso aos dados sobre a saúde financeira de seu negócio. E, com isso, concentrar nas estratégias para crescer sua empresa no mercado.

Mais segurança de dados

A gestão de documentos e dados é automatizada no BPO Financeiro, dessa forma, o arquivamento é realizado de forma mais segura, protegendo os seus dados.


No mais, as empresas especializadas em gestão financeira utilizam as ferramentas de gestão com propriedade. Dificultando ainda mais as chances de erros.

Diferencial competitivo

Devido ao fato de que você, e nem outros funcionários, precisarão se preocupar com as funções administrativas financeiras, fica muito mais simples focar no sucesso da sua empresa.


Portanto, as chances de criar um bom diferencial competitivo no mercado aumentam!

Você gostou dessa dica? Então, saiba mais sobre o BPO Financeiro clicando aqui!


Por fim…


Agora que você já entendeu a importância de uma boa administração financeira para sua empresa, as dificuldades que as envolve e dicas para fazê-la, já é hora de agir. Para isso, conheça a Woelfer, uma empresa que realiza consultoria, assessoria e outros serviços na área de contabilidade e gestão financeira.




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