top of page
  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

Porquê as empresas quebram?

Esse assunto assusta muitos empreendedores e é 100% compreensivo, afinal quem gostaria de perder seu negócio? Existem alguns dados reais que são preocupantes, sobre o insucesso dos negócios no Brasil. Em média 50% das empresas fecham nos primeiros 3 anos.


Entendemos que empreender vem sendo um grande desafio ao passar dos anos, mas qual o motivo desse número ter aumentado ao passar do tempo?


Pensando nessa dúvida que é tão comum, desenvolvemos um conteúdo mais amplo com algumas regras e dicas para manter o seu negócio funcionando sem preocupações.


Desejamos a você uma boa leitura e lembre-se, a Woelfer está aqui para atender o seu negócio da melhor forma possível!



1 – Problemas financeiros Todos sabem que as empresas quebram principalmente por problemas financeiros, mas esses problemas não acontecem somente pela falta dele, mas sim, por falta de controle e gestão.


Muitos empreendedores não controlam o dinheiro que passa pela empresa. Não sabem quanto gastou, quanto recebeu, onde gastou, etc.


Isso é um grande problema!


Pense com a gente: o seu fluxo de caixa não terá previsibilidade,o que significa que você não terá as informações para tomar decisões corretas no futuro.


É claro que esse controle é um desafio, mas se você não quer ver a sua empresa quebrar, isso é fundamental.


Não existem desculpas para não realizar o controle financeiro do seu negócio. E você pode terceirizar este serviço conosco e aprender como deixar ele sempre em funcionamento!



2 – Falta de demanda no mercado

Existem negócios que fazem muito sucesso de forma repentina e momentânea, o que está acontecendo com grande recorrência nos últimos anos.


Quando isso acontece, muitos empreendedores correm para abrir o seu negócio na área, o que normalmente não dá muito certo e essas empresas acabam fechando as portas prematuramente.


Isso acontece porque a oferta se torna maior que a demanda, ou seja, existe uma grande cartela de concorrentes e poucos clientes para atender e no final o negócio não tem oportunidades de crescer ou até mesmo se manter no mercado.


Para que isso não aconteça com o seu empreendimento, é essencial analisar se haverá mercado suficiente para que haja a permanência e crescimento do seu negócio.


Isso deve ser feito antes de iniciar o empreendimento, mas também deverá ser analisado durante toda a trajetória da empresa!

3 - Falta de conhecimento das regras

Ao falar de regras, estamos nos referindo às regras tributárias e trabalhistas, que é de extrema importância você compreendê-las!


É impossível ser um empreendedor de sucesso se não entender sobre impostos, relações trabalhistas e o risco que corre ao descumprir alguma dessas obrigações.

As regras devem ser respeitadas e como toda regra existem consequências, caso não haja o cumprimento delas. E neste caso, alguns “erros” podem ser tão grandes que podem acabar com o seu sonho!


Fique atento às regras e normas!


Nestes 31 anos de Woelfer já presenciamos muitas situações, entre elas a perda de um negócio. Sabemos que você tem diversas demandas e responsabilidades e nem sempre terá tempo e energia para aprender sobre essas regras, que inclusive, não são poucas.


E nós podemos te ajudar! Somos reconhecidos pela confiança e comprometimento ao desempenhar o papel de contabilidade!


Se você quer ver a sua empresa se desenvolver de forma saudável, venha conhecer nossos planos!



30 visualizações0 comentário
bottom of page