Buscar
  • Yasmin Rezende Dias

O que acontece se eu não declarar o Imposto de Renda?

Saiu um novo comunicado da Receita Federal, alertando sobre a prorrogação da data final para a entrega das Declarações de Imposto de Renda 2021.

Mas a pergunta que ainda está perambulando é “O que acontece se eu não Declarar o Imposto de Renda?”. Bom essa resposta é mais simples do que você imagina, vem com a gente que te explicamos A pessoa que não declarar o Imposto de Renda dentro do prazo determinado pela Receita Federal, que é até 31/05/2022, terá que pagar multa de, no mínimo R$165,74 (caso a mesma não tenha imposto a pagar). Mas, caso tenha que pagar algum tipo de imposto ao Fisco, o valor da multa começa em 1% ao mês devido (a partir do mês de junho) e pode chegar até 20% do valor do imposto. Além da multa, o CPF do contribuinte ficará suspenso. Em outras palavras, todas as vezes que o CPF for consultado, aparecerá como “Pendente de regularização”. Isso irá te impedir de ter acesso a vários serviços como:

  • Financiamentos;

  • Cartões de crédito;

  • Tirar o passaporte;

  • Viajar para fora do país;

  • Se matricular em uma instituição de ensino;

  • Tirar a carteira de trabalho; Entre muitas outras coisas. Ou seja, você deixar de declarar o Imposto de Renda só vai te trazer dores de cabeça e vai te impedir de fazer qualquer coisa que esteja ligada ao número do seu CPF – o que podemos considerar que é quase tudo hoje em dia.


E não é só isso: quem não declara o Imposto de Renda acaba caindo na malha fina e passando por uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas pelo contribuinte. Em último caso, a pessoa também pode ter o CPF cancelado e ser oficialmente acusada de crime de sonegação fiscal (e pegar até cinco anos de prisão). Agora que sua pergunta está respondida nós te perguntamos, vamos fazer seu imposto de renda? Para tirar mais dúvidas ou para fazer o imposto de renda pode entrar em contato no (47) 3337-3340. Importante frisar que as declarações são por ordem de chegada, por isso pedimos para que você nos encaminhe seus documentos com antecedência e garanta a sua declaração de 2021.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo