Leonardo Woelfer
O que é uma Inscrição Estadual?
A Inscrição Estadual (IE) funciona como uma espécie de identidade de uma empresa na Secretaria da Fazenda do Estado. Ela é composta por um número de nove dígitos que garante o registro de um negócio no cadastro de contribuintes do ICMS. De forma mais resumida, uma Inscrição Estadual é um registro para as empresas que vendem produtos físicos, prestam serviço de transporte interestadual ou intermunicipal ou prestam serviço de comunicação que devem ter para poder operar. Com a Inscrição Estadual, as empresas podem emitir nota fiscal, que pode ser de venda ou de produto, e contribuir com o ICMS. Cada Inscrição Estadual possui o seu dígito, que tem como finalidade a sua identificação:
Os dois primeiros dígitos representam a identificação do estado no qual foi realizado este cadastro;
Os próximos seis dígitos representam o número que servem como a identificação a empresa cadastrada;
O último dígito é um número de verificação da autenticidade e validade da IE.
Mas para que serve a Inscrição Estadual (IE)?
O maior objetivo da Inscrição Estadual é garantir o recolhimento do ICMS e a emissão de Notas Fiscais dos Produtos e Serviços.
Esses dois pontos garantem os direitos perante a lei de quem vende e de quem compra. Ou seja, é por meio da Inscrição Estadual que o consumidor pode consultar a regularidade do seu negócio.
Isso também vale para o lado que vende, já que essa parte terá como comprovar a regularidade de seu estabelecimento, bem como o cumprimento da qualidade em seus produtos e serviços.
Te ajudamos a entender qual o significado de uma Inscrição Estadual?
Se você tiver dúvidas sobre a sua IE entre em contato conosco, através do (47) 3337-3340.