top of page
  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

Como escolher o melhor CNPJ para o meu negócio?

Após abrir o seu negócio você se pega olhando para os diferentes tipos de CNPJ e é extremamente importante você pensar como a empresa será neste momento inicial.

É essencial levar em consideração alguns pontos para definir qual CNPJ escolher, como: valor de faturamento, número de funcionários, se há mais de um sócio, entre outros detalhes.

Lembre-se: não é simplesmente avaliar em pensamento o tamanho de empresa que se pretende, mas colocar números no papel e montar um planejamento para o negócio.

Para ajudar nós elencamos algumas categorias de análise para auxiliar você, então arraste para o lado e veja o que separamos para você…


1. Custo para abertura do CNPJ

Uma das questões que impactam na vida do empreendedor são os custos para abertura do negócio. Embora os valores para legalizar a empresa não sejam elevados, o valor de investimento inicial varia muito conforme o tipo de negócio.

A documentação tem valor parecido para a maioria dos casos, por outro lado, há empresas que demandam muito investimento com estoque, equipamentos, compra de insumos e contratação de profissionais com salário elevado. Os custos tendem a variar conforme os lugares.


2. Faturamento previsto

Conforme falamos anteriormente existem diferentes tipos de CNPJ, há empresas que têm limitação de faturamento mais baixo, como o Microempreendedor Individual. Exceto o próprio MEI, no qual o empreendedor pode emitir seu CNPJ sozinho, todos os outros tipos de empresa precisam do acompanhamento de uma contabilidade.


Nossa dica é: aproveite e eleja de início quem fará esse acompanhamento no seu negócio. Isso porque o contador com experiência na abertura de empresas pode te ajudar a avaliar qual será a melhor opção para o seu negócio.


3. Impostos

Na questão tributária, muitas vezes é mais importante avaliar se o tipo de CNPJ pode optar pela tributação do Simples Nacional ou não. Em geral, os tipos de empresa que são criados por empreendedores iniciantes todos têm essa liberação, tanto a LTDA quanto a SLU podem aderir ao pagamento de tributos desta forma.

O MEI conta com as escolhas feitas, então já está formatado para o pagamento de impostos através de uma guia única, com valores bem facilitados devido ao tamanho do faturamento máximo permitido.


4. Atividade Econômica Principal

Outro dado que vimos foi que alguns tipos de empresa não comportam qualquer tipo de atividade econômica, há órgãos de classe que só aceitam o registro de alguns tipos específicos de CNPJ.

O tipo de CNPJ também será determinado pelo tipo de atividade econômica que você realizará neste novo negócio que está nascendo, então é importante verificar antes de seguir com a documentação.


5. Quantidade de Sócios

Novamente, vimos que os tipos de CNPJ são determinados para um sócio apenas ou para dois ou mais participantes. É por isso que não dá para abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal se você está compartilhando o negócio com um parceiro – daí seria preciso criar uma LTDA mesmo.

A dica principal é buscar um serviço de apoio à abertura da empresa para que o caminho seja escolhido com segurança. Muitas vezes é melhor pensar nisso e verificar as possibilidades antes de dar o passo da abertura do negócio do que depois ter que alterar o registro que já foi feito – o que nem sempre é possível também.


Qualquer dúvida estamos a disposição no (47) 3337-3340.


25 visualizações0 comentário
bottom of page