Buscar
  • Yasmin Rezende Dias

Caí na Malha Fina. O que devo fazer?

Sua declaração pode ficar retida por algumas inconsistências de informações ou equívocos.


Mas calma, desde 2019 todos os contribuintes que caíram na malha fina são informados dentro de 24 horas após a entrega, esse processo é realizado desta forma para facilitar as correções necessárias e suas pendências.


Mas você sabe o que significa cair na malha fina?


Basicamente, “cair na malha fina” significa que a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal. Isso pode acontecer por conta de valores incorretos, omitir rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros.


A Receita Federal também pode reter sua declaração por falta de documentos que comprovem as informações declaradas.


Mas agora que você sabe o que é cair na malha fina, vamos te explicar como você pode saber se caí na malha fina ou não!


Quando você cai na malha fina, fica sem receber a restituição até que faça uma retificação à Receita esclarecendo os erros na declaração ou apresente os documentos que comprovem a autenticidade da sua declaração.


Vamos apresentar um exemplo prático:

Quem caiu na malha fina neste ano não vai receber a restituição. Por este motivo pedimos para que você acompanhe os lotes de restituição, pois se você não tiver entrado em nenhum dos 5 lotes você caiu na malha fina. (O 5º lote tem o prazo de 30/09/2022)


Aí você deve estar pensando: certo, já sei o que é cair na malha fina e ver se cai ou não, mas como saber onde eu posso ter errado?


Não existe dificuldade para ver onde errou!

Você só precisa acessar seu extrato de declaração, a seção “Pendências de malha”. Nela você encontra os motivos pelo o qual a sua declaração foi retida e onde estão os erros e/ou quais informações devem ser comprovadas.


Bastante informação não é?

Mas queremos lembrar que você não está sozinho e se precisar de ajuda você pode entrar em contato no (47) 3337-3340.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo