3 dicas de como trabalhar sua inteligência emocional em um ambiente de trabalho sob pressão
Atualizado: 20 de ago. de 2021
Dentro do ambiente de trabalho, tão importante quanto ter habilidades técnicas é saber controlar as suas emoções e ter capacidade de contornar situações delicadas com seus clientes e até mesmo colegas de trabalho. Por isso estou aqui para dar 3 dicas de como trabalhar a inteligência emocional em seu ambiente de trabalho sob pressão.
Problemas comportamentais e de relacionamento são os principais motivos para dispensa de funcionários. Mesmo profissionais muito bons e que sempre cumprem com os objetivos esperados, que dominam a sua área de atuação e se destacam no mercado podem perder um bom emprego por conta do descontrole emocional.
A seguir três dicas de como trabalhar a inteligência emocional em seu ambiente de trabalho para que você consiga desenvolver esse controle, e que se torne um profissional completo.
A inteligência emocional está relacionada ao domínio total de suas emoções para conseguir alcançar determinado objetivo. Obtendo esse controle, você terá mais calma diante de uma situação delicada ou até mesmo diante de uma intensa pressão.
Pratique a empatia
Colocar-se no lugar do outro ajudará muito para que você lide com situações delicadas. Lembre-se que aquela pessoa está passando por um problema, e tente ajudá-la da melhor forma, surpreenda, solucione o problema do seu cliente ou colega de trabalho.
Não aceite provocações
Diante de uma situação delicada ou desfavorável, não aceite provocações. Sejam elas de clientes ou de amigos, você não deve retrucar e entrar em uma discussão. O ideal, é sugerir que a pessoa se acalme de maneira subjetiva, oferecendo um assento ou um café.
Controle as emoções
Você precisa começar a identificar as situações que te levam a sua explosão, seja ela raivosa ou de choro. Quando perceber que está sendo conduzido para esse caminho, procure se manter a calmo respirar fundo e retomar ao controle.
A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho
A inteligência emocional é uma prática que trará conforto a você e aos seus colegas quando passar a ser praticada. Até mesmo os seus atendimentos aos clientes passarão a ser mais tranquilos e leves, e o dia de trabalho deixará de ser um fardo. Saber conduzir as emoções de maneira inteligente é importante para construir relações saudáveis, mesmo com pessoas com as quais você não tenha tanta afinidade.
Por isso, é essencial ter total discernimento a respeito de suas emoções, e saber exatamente como reagir diante de qualquer ocasião. Isso fará com que você desenvolva um senso de equipe muito mais forte, e passe até mesmo a entender e identificar melhor os comportamentos de seus colegas de trabalho e até mesmo de seus clientes.
Dentro do ambiente de trabalho, a inteligência emocional caminha lado a lado ao conhecimento técnico para formar um profissional capacitado.
Então, aproveite essas dicas de como trabalhar a inteligência emocional em seu ambiente de trabalho que você está inserido, e passe a ter um relacionamento mais saudável com o seus colegas, chefes e clientes.