top of page
  • Foto do escritorLeonardo Woelfer

09 dicas para cuidar do seu financeiro

Ficamos muito felizes por você ter vindo até aqui ver as dicas! Como já mencionamos, sabemos que organizar as finanças é um grande desafio para vários empreendedores, especialmente na hora de diferenciar as finanças da empresa e a pessoal. Porém é uma missão muito importante, visto que a falta de planejamento financeiro pode gerar vários problemas, como aumento de dívidas, gastos desnecessários que comprometem a renda, entre outros. Pensando em ajudar você, deixamos 9 dicas simples para organizar as finanças em nosso site, lá você encontra dicas como:

1. Faça um orçamento

Elabore uma lista com todos os seus custos fixos, como água, luz, telefone, aluguel etc. Depois calcule qual é a quantia média de todas essas despesas no mês.

É necessário sempre acompanhar sempre suas futuras despesas para garantir que tudo esteja conforme o planejado e o valor que sobrar é o que você tem disponível para aplicar em custos variáveis, fazer investimentos ou criar uma reserva financeira.

2. Estabeleça metas

A economia deve ser um objetivo, pois assim você não só monitora suas despesas como também pode ter uma projeção financeira.

Para isso, você pode determinar um valor mensal para reservar, separar uma quantia em um lugar diferente da conta que você usa para os gastos diários.

3. Restrinja seus gastos

Da mesma forma que você deve estipular metas para economizar, uma boa ideia é estabelecer um limite de gastos por mês. Você pode fazer essa separar por categorias, exemplo:

  • 15% com equipamentos;

  • 10% com manutenção;

  • 5% com brindes para clientes e funcionários.

Essa divisão não significa que você deve gastar esse valor todo mês, mas sim que é o máximo que pode gastar. Esse será um grande avanço no seu processo!

4. Evite gastos desnecessários

Antes de comprar algo, pergunte para si mesmo se tem condições de pagar e se realmente aquilo é necessário. Às vezes a vontade fala mais alto, mas é preciso ter controle do que é necessário e desnecessário.

Caso tenha mais de uma prioridade, porém só possa arcar com uma delas, dê preferência a mais essencial. Em alguns momentos é necessário ponderar algumas coisas. Você também pode guardar uma quantia para investir em algo maior no futuro.

5. Fuja das dívidas

Nossa dica é: se você tem dívidas, esse é o primeiro problema que deve solucionar para se organizar financeiramente.

Contas em atraso acarretam outros custos, já que taxas e juros são cobrados e tiram a chance de você economizar. Nessas situações, todo o dinheiro que entra é gasto com pagamentos das contas, e o objetivo principal passa a ser quitar a dívida.

6. Economize para as despesas anuais

Um erro cometido pela maioria dos empreendedores é focar somente nos gastos mensais e deixar de considerar as despesas anuais, por exemplo, seguros, 13o salário, férias, entre outros. Esses gastos acabam se tornando um problema quando não são programados, cuidado para não passar um mês mais apertado.

Por esse motivo, o adequado é reservar uma quantia para essas despesas no decorrer do ano. Uma ideia é você separar um valor específico todo mês para elas, assim não sente tanta diferença no decorrer dos meses.

7. Tenha uma reserva para emergências

Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento, por isso é preciso estar preparado. A finalidade de criar um fundo de emergência é prevenir imprevistos, como rescisão de contratos, manutenção de equipamentos, entre outros.

8. Separe as contas pessoais das contas profissionais

Já falamos muito sobre isso, mas ainda existem muitos empreendedores que não têm essa disciplina financeira. O controle financeiro deve ser feito por qualquer pessoa, mas quando você também é uma pessoa jurídica, é necessário ter atenção redobrada. As contas pessoais nunca podem se misturar com as contas profissionais e isso vai além da questão de se organizar.

Para não ter esse problema, o ideal é abrir duas contas bancárias diferentes: uma para pessoa física e outra para pessoa jurídica. Assim, você evita que as contas se misturem.


9. Contrate a Woelfer Um ponto importante na hora de contratar uma contabilidade é saber se ela terá o comprometimento de ajudar o seu negócio e você. Uma das vantagens de contratar a Woelfer é saber que essa contratação vai além de uma empresa ajudando você em suas finanças, mas também somos capacitados e temos os conhecimentos específicos para a realização deste trabalho. Lembre-se, vamos trabalhar dia e noite para trazer as melhores soluções para o seu negócio. E então, vamos trabalhar juntos?

Se quiser conversar com os nossos especialistas, você pode mandar uma mensagem para (47) 3337-3340.



24 visualizações0 comentário
bottom of page