Como se proteger na internet? 3 semanas ago

A Woelfer constantemente se atualiza para se tornar especialista em Tecnologia Contábil. Mas não seria certo se inteirar de tecnologias e deixar nossos clientes e colaboradores na mão, não é?

É por esse motivo que eu separei uma lista de alguns cuidados que, apesar de “básicos”, são extremamente importantes.

Senhas

Um erro comum que muitos cometem é o de usar senhas iguais para diferentes lugares, ou até mesmo senhas curtas e simples.

Eu entendo, é mais rápido de digitar uma senha curta ou de lembrar quando se é a mesma, mas será que compensa?

A dica que eu dou é a seguinte: anote suas senhas e guarde em um lugar seguro, de uma forma que só você saiba que são senhas: assim, se alguém achá-las, você não precisa se preocupar.

Ou seja: crie senhas difíceis e mude-as periodicamente.

Downloads

Cuidado ao fazer downloads! Evite baixar arquivos de sites desconhecidos e não entre em sites suspeitos.

Atualmente existem alguns antivírus responsáveis por alertá-lo em relação a malwares, vírus e spywares, dando um alerta quando algo está fora do comum. Que tal pesquisar mais sobre?

Não divulgue informações pessoais na internet

É importante que, ao navegar na internet, você não disponibilize informações que seriam úteis para estelionatários ou sequestradores.

Informações como seu endereço, número de telefone, documentos, etc., são confidenciais e são facilmente utilizadas em golpes.

Mas como saber quando um site é confiável para colocar meus dados?

Sites seguros possuem uma notificação “SITE SEGURO” no canto superior esquerdo. Além disso, sites confiáveis constam no início da barra de endereço o código “https://“: esse S significa que o site é seguro.

Não instale softwares piratas em seu computador

Dê atenção à qualidade dos softwares que são instalados na sua máquina.

Aplicativos licenciados possuem garantia e suporte do fabricante contra riscos de invasão e problemas técnicos, ao contrário dos pirateados. Aplicativos piratas, além de não terem esse tipo de resguardo, podem infectar seu computador com vírus, comprometendo seus dados.

Saia das suas contas ao terminar de utilizar o computador

Um descuido muito comum, principalmente em computadores públicos ou compartilhados, é o de não sair das suas redes sociais e/ou e-mail ao fim dos trabalhos.

É importante que você não esqueça de fazer logout (sair) de tudo o que acessou, não dando margem a outros usuários que de ter acesso às suas informações.

Apesar de serem providências “chatas” de serem tomadas, esses passos são necessários para garantir a sua segurança. Com eles, você dificulta o acesso de invasores que querem divulgar suas informações, garantindo uma navegação sossegada.


Confira o restante do nosso blog!

Deixe seu comentário

Comentários

No Replies on Como se proteger na internet?

Commenting is Disabled on Como se proteger na internet?